Evento Vita Derm para Cuidados com a Beleza e Saúde dos Idosos

Câmara Municipal de São Paulo recebe autoridades e especialistas para discutir o tema: “Cuidados com a Beleza e a Saúde do Idoso”

 

Vita Derm, Faculdades Oswaldo Cruz e PMSP promovem encontro para abordar os cuidados com a pele na Terceira e Quarta Idade, a eficácia da cosmética profilática, os riscos do sedentarismo e como envelhecer de maneira saudável, a fim de fortalecer a autoestima e a cidadania desse público

 

A longevidade está em pleno movimento mundial. Esse fenômeno gera demandas específicas do segmento idoso, que para atendê-las são necessárias ações e projetos inovadores, a fim de aprimorar o atendimento a essas pessoas.

 

Segundo a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2042, a população brasileira deve atingir 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%).

 

Hoje, é possível viver mais e melhor, uma realidade que coloca o idoso no centro de importantes debates pertinentes a toda a sociedade.

 

Nos últimos anos, os âmbitos governamentais e institucionais avançaram em relação à proteção dos direitos, da dignidade e da cidadania das pessoas idosas. Mas, é preciso que o corpo de quem já ultrapassou a faixa dos 60 anos esteja saudável, a começar pela pele.

 

O envelhecimento ativo e produtivo, a que todos aspiram, começa pelo autocuidado, que abrange o zelo pela pele, a prática de atividades físicas e a prevenção de doenças. E para que isso esteja ao alcance da população, cada vez mais os especialistas da iniciativa privada e pesquisadores com o apoio do poder público estão somando forças, voltados para o bem-estar das pessoas idosas.

 

Cientes da sua contribuição para esse cenário, a Vita Derm e o Instituto Schulman de Investigação Científica (ISIC), em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, as Faculdades Oswaldo Cruz e a Prefeitura de São Paulo, realizarão o encontro “Cuidados com a Beleza e a Saúde do Idoso.”

 

O evento acontecerá no dia 04 de setembro, das 13h30 às 17h30, na Câmara Municipal de São Paulo, no Auditório Prestes Maia, e será dirigido a idosos,  profissionais e acadêmicos das áreas da beleza e da saúde, relacionados à terceira e à quarta idade.

 

Conteúdo Programático

 

13h30 às 14h – Recepção.

 

14h às 14h45 – Abertura com Mesa de Convidados.

 

14h45 às 15h15 – Palestra “Envelhecimento Ativo”, com o Vereador Gilberto Natalini, presidente e proponente do IV Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. Médico cirurgião geral, especialista em Gastrocirurgia e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

 

Dentro do tema Saúde, o Vereador Gilberto Natalini tem se dedicado às questões do envelhecimento. É o responsável pela criação da Coordenadoria do Idoso (Secretaria de Direitos Humanos) e autor de diversas leis sobre envelhecimento e também que atendam a população idosa. 

 

15h15 às 15h30 – Coffee Break.

 

15h30 às 16h30 – Palestra “Cuidados com a Beleza e Saúde da Pele na Terceira e Quarta Idade”, seguida de Dinâmica com Perguntas e Respostas, com o Dr. Marcelo Schulman, Presidente da Vita Derm/ISIC, Farmacêutico e Master em Dermofarmácia e Cosmetologia, um dos Coordenadores do Núcleo Estética e Cosmética das Faculdades Oswaldo Cruz - ISIC.

 

O Dr. Marcelo Schulman explica que os cuidados com a pele é uma eficaz forma de profilaxia na quarta idade, tendo em vista que, nessa etapa da vida, a pele sofre com as mudanças metabólicas que acarretam a redução da temperatura corporal e a consequente desintegração da barreira cutânea, ou seja, a pele passa a escamar com facilidade e fica desprotegida, podendo ser a porta de entrada para contaminações e infecções.

 

16h30 às 17h – Palestra “A influência da atividade física no envelhecimento saudável”, com Dineia Mendes de Araújo Cardoso, formada em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Gerontologia e Gestão de Esporte. Supervisora do Núcleo de Lazer do Departamento de Gestão das Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

 

Dineia Mendes abordará sobre os riscos do sedentarismo associado ao processo de envelhecimento e serão discutidas algumas questões práticas sobre as mudanças de hábitos para as pessoas idosas envelhecerem com maior autonomia e melhor capacidade funcional.

 

 

17h às 17h30Encerramento.

 

Portanto, o evento visa valorizar a população idosa, para que alcance melhor qualidade de vida com saúde e beleza.

 

 

Serviço

 

“Cuidados com a Beleza e a Saúde do Idoso”

 

Data: 04/09

 

Hora: das 13h30 às 17h30

 

Local: Auditório Prestes maia, da Câmara Municipal de São Paulo

 

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista - SP

 

Inscrições: www.sympla.com.br/isic

 

Informações: 0800 17 9292

Assine nossa newsletter

E receba promoções e ofertas exclusivas

keyboard_arrow_up