Pensar Digital

pensar 1 586x350 - Pensar Digital

Pensar digital

 

Na semana passada, mencionei por aqui o quanto as empresas precisam se adequar ao mercado online. Eu, que quando fundei a minha empresa, dependia 100% do offline, do atendimento ao cliente, do pós venda – agora tive que estudar e trabalhar com toda a nossa empresa, para o online. Na verdade não aprendi tanto assim de tecnologia, porém nos últimos anos e mesmo antes da pandemia já vínhamos mudando nosso comportamento para o “ pensar digital”, vocês concordam que hoje, quase todos somos exigidos pela necessidade de conhecer a tecnologia?

 

Sabemos por meio de pesquisas, que 93% dos brasileiros utilizam o whatsapp –em super alta para novos usos,  uma das principais armas para o atendimento ao cliente online e o aplicativo está instalado em 99% dos celulares de todos. Com o avanço do lockdown, tivemos que improvisar a venda em todas as plataformas, não só no whatsapp, mas no e-commerce e também nas plataformas sociais, como Instagram, para minimizarmos os impactos de permanecer com todas as nossas lojas e franquias com lojas físicas fechadas. E vejam bem, esta questão não irá acabar tão cedo, e normalizando, acredito que será o novo normal.

 

Dentro de tudo que estudamos todos os dias para atender ao mercado online, aprendi que a comunicação para nossos clientes, seja o primeiro atendimento ou mesmo clientes de longa data, não pode ser massificado e sim, personalizado, ainda que existam comunicações em comum. Os clientes precisam saber que são especiais para nós e que fazem parte do sucesso – ou seja – o atendimento precisa ser feito com perfeição, e nunca de um jeito via spam. Os ensinamentos pela prática nos levam para isso.Outro dado importante é o CRM. Saber o que os nossos clientes consomem, além de produtos de beleza, sua faixa etária, para isso sabermos como abordar o cliente da melhor forma.

 

Montar links onde o cliente possa escolher qual conteúdo quer visualizar é outro ponto muito importante para nós, e já estamos trabalhando nisso. Disponibilizamos além do e-commerce, nosso site e nossos contatos por Whatsapp, tudo no mesmo link, para que o cliente não precise ter esforço na hora de querer consumir qualquer produto. Por isso, a sua sugestão vem sendo muito importante.

 

E por último e não menos importante, a palavra de ordem é “humanizar”. Não podemos apenas pensar que a nossa marca está aqui apenas para vender produtos, e sim, para contar histórias verdadeiras, bonitas e que façam sentido. Por isso estou aqui, contando a nossa história todas as semanas, para que as pessoas nos conheçam melhor. Fundamental termos cultura na hora de vender. Consumir nem sempre é comprar, por isso ao longo desses nossos 37 anos de construção de marca quisemos estar presentes desse jeito, com conteúdo relevante nas redes sociais, que além de vender, gere oportunidades de felicidade e satisfação. Não vamos desanimar! Trabalho honesto, íntegro e necessário, continuamos fazendo.

Feliz Páscoa e muita saúde para todos.

Fique bem.

 

Um beijo,

Marcelo Schulman